SEJA BEM VINDO! SUA VISITA É DE NÚMERO.

contador de visitantes

quarta-feira, 15 de junho de 2011

TEXTO 78 - CONCEITO DE ECOSOFIA.

ECOSOFIA - NOVA VERTENTE DA FILOSOFIA QUE PROPÕE O DIÁLOGO ENTRE A SOCIOLOGIA, BIOLOGIA, ECONOMIA, FILOSOFIA E COMUNICAÇÃO DIGITAL.
------------------------------------------------------------------------------
Ecosofia.

O filósofo norueguês Arne Naess (1912-2009) foi o principal idealizador de uma corrente do pensamento ecológico contemporâneo conhecida como Ecosofia ou 'ecologia profunda'. O conceito surge pela primeira vez num artigo de 1973 onde, ao refletir sobre as práticas dos movimentos ecológicos, o filósofo distingue a abordagem ecológica 'superficial' da abordagem 'profunda', cuja ideia é a defesa da necessidade de uma nova prática ambiental que considere o ser humano como parte integrante da natureza e não como seu explorador.

As idéias e a influência de Arne Naess se fazem sentir no trabalho dos Filósofos do Planalto Central, fazendo eco com as abordagens de Ilya Prigogine, ao sugerir em 1979, a necessidade de uma nova aliança com a natureza, título de sua famosa obra escrita juntamente com Isabelle Stergers.

A filosofia sempre discorreu sobre a natureza. Ela precisa de uma natureza sobre a qual discorrer. Precisa de uma physis.

Ao nosso ver, é preciso estendê-la de alguma maneira à prática, ou seja, é preciso que esteja ligada com alguma forma de aplicação.

Ela precisa superar o simples ambiente da mente.

Quando formulamos questões como: quem é o ser humano que ocupa o espaço natural? O que é ocupar o espaço natural? Como preservar características sutis e muito importantes do meio ambiente, como a qualidade do ar? São questões complexas, que se referem ao ser humano e natureza circundante, evocando uma ecosofia.
-------------------------------------------------------------------------------------
REFERÊNCIA:
JORNAL REPÓRTER (REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR E RECÔNCAVO).
ANO IV, Nº 022/SALVAODR-BAHIA/MAIO 2011.

http://www.filosofosdoplanalto.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=28&Itemid=17

-------------------------------------------------------------------------------------
PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário