Colofon (cidade)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Colophon (em grego antigo Κολοφών) é uma cidade grega da Jônia (Ásia menor), situada ao nordeste da Éfeso. A cidade empresta seu nome a um termo de impressão (veja Colofon (tipografia).
[editar] História
A cidade foi fundada, segundo a tradição grega contada por Pausânias ((7, 3, 1), por Andrémon, filho de Codros, último rei de Atenas. Em seu território encontrava-se o oráculo de Apolo a Claros. Passou à esfera de influência da Lídia e logo depois à Pérsia. A cidade foi destruída quando da morte de Alexandre pelo diádoco Lisímaco. Seus habitantes foram perseguidos até Éfeso.
Segundo alguns autores, Colofon foi onde nasceu o poeta Homero. A cidade era igualmente célebre pelo luxo e modos efeminados de seus habitantes. Seu nome fazia parte de uma expressão em grego antigo Κολοφῶνα ἐπιτίθεναι / Kolophôna epitithenai (« ajouter un Colophonien »). Segundo Estrabão, isto se explicava pela poder de sua cavalaria, suficiente para levar à vitória qualquer exército que dela se servisse. Os comentaristas de Platão explicam que os colofenses possuíam um duplo direito de voto na assembléia das cidades jônicas, por ter convencido Esmirna a se juntar à assembléia.
Pelo fato dos colofenses terem decidido certa vez o resultado de uma votação incerta, o nome da cidade tomou a acepção de "conclusão, coroar uma coisa".
Obtida de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Colofon_(cidade)"
Categoria: Cidades da Grécia.
PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).
REFERÊNCIAS:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Colofon_(cidade)
Nenhum comentário:
Postar um comentário