SEJA BEM VINDO! SUA VISITA É DE NÚMERO.

contador de visitantes

terça-feira, 8 de março de 2011

TEXTO 61 - FILÓSOFO VOLTAIRE (FILOSOFIA MODERNA).


BIOGRAFIA DO FILÓSOFO VOLTAIRE.

François-Marie Arouet mais conhecido pelo pseudónimo Voltaire foi um ensaísta, poeta, filósofo, dramaturgo e historiador francês.

Voltaire atacou com veemência todos os abusos praticados pelo Antigo Regime. Tinha a visão de que não importava o tamanho de um monarca, deveria antes de punir um servo, passar por todos os processos legais, e só então executar a pena, se assim consentido por lei.

Todas as ideias presentes nos escritos de Voltaire expressam a perspectiva do Iluminismo, era um acérrimo defensor da submissão ao domínio da lei, baseava-se em sua convicção de que o poder devia ser exercido de maneira racional e benéfica.

Por ter convivido com a liberdade inglesa, acreditava que era possível num governo e um Estado ideais, justos e tolerantes . Não foi democrata, e acreditava que as pessoas comuns. Voltaire transformou-se num perseguidor da Igreja católica.

Voltaire morreu em 30 de maio de 1778. Uma revista escreveu e declarou Voltaire como "o maior, o mais ilustre e talvez o único monumento desta época gloriosa em que todos os talentos, todas as artes do espírito humano pareciam haver se elevado ao mais alto grau de sua perfeição".

A família quis que seus restos repousassem na abadia de Scellieres. A Revolução trouxe em triunfo os restos de Voltaire ao panteão de Paris - antiga igreja de Santa Genoveva. Na escura cripta, frente, permanece até hoje este escrito:

"Aos louros de Voltaire. A Assembleia Nacional decretou em 30 de maio de 1791 que havia merecido as honras dadas aos grandes homens".

Voltaire introduziu várias reformas na França, como a liberdade de imprensa, tolerância religiosa, um sistema imparcial de justiça criminal, tributação proporcional e redução dos privilégios do clero e da nobreza.

Acervo: 221 frases e pensamentos de Voltaire.

Frases e Pensamentos em Destaque
Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.

Voltaire

Adicionar à minha coleção Na coleção de 1546 pessoasMais InformaçãoDevemos julgar um homem mais pelas suas perguntas que pelas respostas.

Voltaire

Adicionar à minha coleção Na coleção de 702 pessoasMais InformaçãoOs homens erram, os grandes homens confessam que erraram.

Voltaire

Adicionar à minha coleção Na coleção de 566 pessoasMais InformaçãoÉ mais claro que o sol, que Deus criou a mulher para domar o homem.

Voltaire

Adicionar à minha coleção Na coleção de 531 pessoasMais InformaçãoDeus me defende dos amigos, que dos inimigos me defendo eu.

Voltaire

Adicionar à minha coleção Na coleção de 493 pessoasMais Informação

´´Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.´´ VOLTAIRE.


´´Devemos julgar um homem mais pelas suas perguntas que pelas respostas.´´ VOLTAIRE.


´´Os homens erram; os grandes homens confessam que erraram.´´ VOLTAIRE.


´´É mais claro que o sol, que Deus criou a mulher para domar o homem.´´ VOLTAIRE.


´´Deus me defende dos amigos, que dos inimigos me defendo eu.´´ VOLTAIRE.

REFERÊNCIA:
http://pensador.uol.com.br/autor/Voltaire/biografia/
-----------------------------------------------------------------
PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário