SEJA BEM VINDO! SUA VISITA É DE NÚMERO.

contador de visitantes

quarta-feira, 9 de março de 2011

TEXTO 63 - FILÓSOFO D´ALEMBERT, JEAN LE ROND - FILOSOFIA MODERNA.

Nascimento: 16 de novembro de 1717
Paris
Morte: 29 de outubro de 1783 (65 anos)
Paris
Nacionalidade: Francês
Campo(s): Matemática e física
Orientado(s): Pierre-Simon Laplace
Conhecido(a) por Equação diferencial de d'Alembert, Operador de d'Alembert,

Jean le Rond d'Alembert (Paris, 16 de novembro de 1717 — Paris, 29 de outubro de 1783) foi um filósofo, matemático e físico francês, que participou na edição da Encyclopédie, a primeira enciclopédia publicada na Europa.
Filho ilegítimo do Louis-Camus Destouches (oficial de artilharia e cavaleiro da Ordem de São Luís), filho legítimo da marquesa Claudine Guérin de Tencin, escritora).
D'Alembert foi abandonado por sua mãe nos degraus da pequena capela de Saint Jean le Rond, próxima à Notre-Dame de Paris. Depois de ser colocado na igreja e ido para o orfanato, foi adotado pela mulher de um vidraceiro pobre, Madame, que cuidou da criança como se fosse dela. E o deu o nome do local onde foi encontrado, o qual representa um santo a que a mãe adotiva era devota.
A verdadeira mãe sabia onde ele se encontrava e quando apresentou sinais de ser um gênio quis ficar com ele. "Você é apenas a minha madrasta", disse-lhe o rapaz, "a mulher do vidraceiro é a minha verdadeira mãe". E com isto abandonou-a como ela o havia abandonado.
O Cavaleiro Destouches foi obrigado por lei a pagar pela educação de seu filho bastardo. D'Alembert estudou Teologia no Collège des Quatre Nations e formou-se em Direito (1735-1738), mas só depois descobriu a sua vocação para a Matemática e Física. Tendo se tornado famoso, d'Alembert sempre teve orgulho de declarar que o vidraceiro e sua mulher eram seus pais e cuidou para que nada lhes faltasse (eles preferiram continuar vivendo em sua modesta casa). Mais tarde, a celebridade conseguida graças ao seu trabalho sobre o Cálculo Integral permitiu-o entrar no colégio das ciências em 1741, com 24 anos de idade. Dois anos mais tarde, publicou o Tratado da Dinâmica.
[editar]Obras

Escritor, filósofo e matemático, é autor de Discours préliminaire de l'Encyclopédie, Elogios acadêmicos e Tratado de dinâmica.
Suas pesquisas em física relacionaram-se à mecânica racional; princípio fundamental da dinâmica; problema dos três corpos; cordas vibrantes e hidrodinâmica.
Em matemática estudou as equações com derivadas parciais; equações diferenciais ordinárias; definiu a noção de limite; inventou um critério de convergência das séries; demonstrou o teorema fundamental da álgebra, que afirma ter toda equação algébrica pelo menos uma raiz real ou imaginária (conhecido na França como teorema de D'Alembert-Gauss).
D'Alembert foi o primeiro a dar uma completa solução para o extraordinário problema da precessão dos equinócios. Seu mais importante trabalho, puramente matemático, foi sobre equações parcialmente diferenciais, particularmente em conexão com correntes vibratórias.
Pronunciou a frase: "A Morte é um bem para todos os homens; É como a noite desse dia inquieto que se chama vida".
[editar]Ver também

Equação diferencial de d'Alembert
Teorema do Impulso
Teorema fundamental da álgebra
Princípio da mínima ação
5956 d'Alembert - asteróide nomeado em homenagem ao sábio.
Cyclopaedia
Encyclopédie
Enciclopedismo
Enciclopedistas
Claude Adrien Helvétius
Charles Bossut
Léger-Marie Deschamps
Leonhard Euler
Pierre Simon Laplace
Sophie Trébuchet
[editar]Ligações externas

Biografia em MacTutor (em inglês)Jean le Rond d’Alembert em Mathematics Genealogy Project
Placa de rua em Paris (em alemão e em inglês)
Gallica - Obras completas (em francês)

REFERÊNCIA:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean_le_Rond_d%E2%80%99Alembert
----------------------------------------------------------------
PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário